A Microsoft começou mais uma campanha de spam para que os usuários do
Windows 10 conheçam seus produtos. A bola da vez agora é um pop-up que
mira aqueles que têm o Chrome fixado na barra de tarefas, como forma de
promover uma extensão de comparação de preços.
A extensão Personal Shopping Assistant já existe há cerca de um
ano, mas recebeu uma atualização há pouco tempo, o que deve ser o motivo
da nova campanha de promoção da ferramenta. No entanto, a reação dos
usuários aos pop-ups não parece ter sido muito boa, uma vez que a página
do complemento na Chrome Web Store está cheia de reclamações sobre spam
e adware e ainda por cima com comentários que a ferramenta não funciona
como deveria.
Não é a primeira vez que a Microsoft faz algo do tipo, e
certamente não será a última. Até agora, a empresa se ateve a promover
seus próprios produtos; no entanto, o problema é se a companhia começar a
abrir o espaço para outras empresas começarem a anunciar também, o que
significa que logo o sistema operacional ficaria entupido com
propagandas do tipo. Isso também abriria espaço para que a Microsoft
começasse a cobrar por uma versão sem anúncios do Windows.
Como evitar?
A empresa diz que as dicas foram criadas para “oferecer às
pessoas informações rápidas e simples que ajudem a melhorar a
experiência do Windows 10”, embora pareçam mais com a boa e velha
publicidade. Existe uma forma de desativá-las, no entanto: basta abrir o
aplicativo de Configurações, entrar em Sistema, acessar a aba Notificações e ações e desativar a opção Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows 10.
Fonte: Olhar Digital