O NOBREAK/UPS FUNCIONOU? MAS O SERVIÇO AINDA NÃO ACABOU!
Antonio Vilhena
A força está restaurada, mas o serviço
ainda continua...
As empresas normalmente não podem pagar para ter
um UPS em todos os equipamentos (computadores, impressoras, hubs, etc),
portanto, normalmente, procura-se proteger o servidor e alguns
equipamentos-chave. Desta forma, após a força ser restaurada, o pessoal de
suporte deve ter sempre à mão, uma lista de atividades a testar, checar e
ativar. Alguns exemplos de atividades que poderão constar desta lista:
- Ativação de impressoras de rede e
servidores de impressão
- Conferência de hubs, routers, switches e
modens externos/links
- Conexões de fibra
- Computadores que funcionam como terminais de
consulta
- Scanners, copiadoras e equipamentos de
segurança
Depois de uma queda de força, podemos ter
alguns problemas de usuário como os listados a seguir:
- Usuários ligando se perderam os
documentos/trabalho que estavam fazendo. Esta é a dúvida mais comum, e
geralmente sim, muitos usuários vão perder o trabalho que estavam fazendo.
O método de minimizar este problema, é ensinar aos usuários a ativarem a
opção de AUTOSAVE (salvar automaticamente em intervalos de tempo
pré-determinados), nos programas que estiverem utilizando, bem como
educá-los a manter seus backups atualizados.
- Muitas micros ao religar irão executar
automaticamente um scandisk, e isto assusta à maioria dos usuários.
Mantenha-os informados que este procedimento é comum, e que eles devem
esperar até o aplicativo finalizar, para evitar quaisquer problemas no
disco.
- Quando conectando à rede, o usuário pode
receber mensagem que ele está tentando se conectar à rede, mas ele já
está conectado em outra estação. Isto pode acontecer em quedas rápidas e
o servidor ainda estiver "pensando" que o usuário está conectado
por ele não ter saído da rede de maneira correta (logout). De novo, lembre
de treinar seus usuários, que este problema não é incomum, para não se
assustarem, e quem em cerca de 5 minutos a situação se normalizará.
Tranqüilidade no serviço
Apesar de UPSs serem a forma de se prevenir
quanto aos problemas de queda de força, planos de contingência e treinamento
do pessoal de suporte e dos usuários são fundamentais para que não haja
problemas nem riscos maiores. Tenha sempre em mente que toda solução só é
efetiva se for testada, portanto, planeje simulações e reveja seus planos de
contingência e treinamento com o resultado destas simulações.
Finalmente, procurando onde comprar seu equipamento? Veja
na Pesquisa de Preços BoaDica
Indique esta dica
|