Os smartphones hoje em dia estão cada vez mais
sendo utilizados para novas atividades: fotografia, musica, filmagem, leitura,
edição de textos, etc., e uma que com certeza já era totalmente esperado é ele
também se tornar uma plataforma de JOGOS.
A capacidade de processamento de dados e a
capacidade de processamento de imagens do celular já é maior que muitos micros
que conhecemos ou são utilizado ainda hoje, portanto a capacidade de
processamento já está disponível. Além disto outra grande facilidade é que todo
mundo já está com o dispositivo em mãos, ou seja, não é preciso montar, ligar,
conectar, instalar, etc... você já está com o celular na mão, com o jogo
instalado a apenas 1 clique (ou toque) para poder usar... é um ENORME apelo para
os desenvolvedores de jogos.
Primeiro vieram os jogos simples, de pouca
"interação mecânica", e de gênero mais "educativo ou raciocínio", mas com o aumento
de poder computacional, melhora do processamento de imagens e aumento do tamanho
do visor começaram também a aparecer para esta plataforma os jogos de ação, de
tiro, de esportes, simuladores, etc. Hoje em dia até dá para dizer que é uma das
plataformas de jogos que mais cresce e com lançamentos CONSTANTES.
Para aumentar ainda mais a quantidade e
variedade de jogos, a plataforma móvel oferece facilidades incríveis como
distribuição através das "lojas oficiais", interação direta com redes sociais e
como qualquer desenvolvedor independente pode entrar neste mercado facilmente,
os jogos para esta plataforma oferecem preços iniciais bem acessíveis.
Mas só tem coisa boa? Não... existem alguns
problemas também... mas aos poucos estão sendo resolvidos.
Um dos problemas que a turma de jogos mais
reclamava era a forma de interagir com os jogos.
A maioria dos smartphones utilizados para jogos
possui tela de toque e nem sempre esta é a melhor interface para se utilizar em
um jogo de ação ou que possua muita interação, pois a proporção do seu
"dedo"/controle com a tela é muito grande, além de atrapalhar muito a
visualização completa da tela.
Começaram então as experiências de acessórios
para poder utilizar no celular que melhorasse sua experiência em jogos nesta
plataforma.
A primeira solução nesta área foram adaptadores
de joystick para serem "grudados" na tela:
Este tipo de acessório resolvia o problema de
agilidade nos comandos e facilidade de uso, porém simplesmente "MATAVA" quase
toda a tela do jogo. Rapidamente foram abandonando esta solução pois era "tosca"
e muito pouco prática.
A solução seria algum tipo de adaptador que
mantivesse a tela visível e que permitisse a interação com o jogo... foi daí que
lançaram enfim o "joystick para conectar no celular":
Foi um verdadeiro "ACHADO" para o
pessoal de jogos!
Com este novo acessório é possível
ter acesso à tela TOTAL do jogo e além disso poder utilizar todas as facilidades
de um controlador de jogos padrão de consoles/PCs.
A solução deu tão certo que
começaram a aparecer vários fabricantes diferentes de controladores, inclusive
"oficiais" como a própria Samsung.
Atualmente existem 3 tipos de conexão do
celular nestes "celpads": bluetooth, wifi ou direta por cabo.
Com a utilização das conexões bluetooth também
começaram a lançar "drivers" para os smartphones trabalharem com controladores
sem fio já existentes no mercado:
Ou seja, o smartphone se solidificou totalmente
como nova plataforma de games!
Com a popularização dos tablets, que possuem
uma tela maior, aproveitaram a mesma estrutura pegando mais esta fatia de
mercado:
Hoje em dia muitos jogos são lançados
simultaneamente para a plataforma móvel junto com os consoles, e outros tem
sucesso tão grande na plataforma móvel que muitos pedem para ter também em
consoles e micros (como a linha Angry Bird).
Você encontrará muitas marcas e soluções
utilizando joysticks acopláveis ao smartphones! Não deixe de passar na
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