Não tenho um super celular e muito menos sou um expert no sistema Android, mas não
engoli quando não foi permitido a instalação e atualização
de programas por "espaço para armazenamento insuficiente" tendo 14MB livres!
É claro que se no seu celular não existem espaço, você deverá desinstalar alguns
programas ou passa-los para o cartão SD. Também não engoli a resposta da
Samsung, que cito a seguir: "Acesse: menu, configurações, privacidade e
restaurar padrões da fabrica. Antes salve todos os arquivos e contatos ou no PC
ou em um cartão SD e para restaurar retire chip e cartão SD do aparelho." Esta
seria a minha última opção!
Foi isso que me fez pesquisar
durante três dias até achar a solução, que passo aqui para vocês, caso tenham o
mesmo problema que eu. Meu celular é um Samsung
Galaxy Young e depois de instalar algumas poucas aplicações recebo a mensagem acima citada. Fui a pesquisa e encontrei
centenas de expert tomando para si uma dica que não funcionou!
Todos exigiam permissão de superusuário, smartphone “rooteado” e instalação de
pelo menos dois programas. Fiz isso tudo e não funcionou! No meu caso
depois de fuçar muito consegui atualizar alguns programas mas era impossível
instalar o WhatsApp.
A dica que tem "trocentos autores"
diz que é necessário rotear o celular, superusuário e instalar o aplicativo Root
Explorer, etc, etc. Vou coloca-la abaixo de modo reduzido, pois se você já
pesquisou pelo Google já deve ter lido ela pelo menos umas vinte vezes.
A dica que não funcionou para o meu caso:
"Baixe e instale algum aplicativo
explorer com acesso ao root, por exemplo o "Root Explorer". Seu aparelho
necessita estar roteado. Em seguida:
- Android v. 4 vá até a pasta /data/app, localize o arquivo com a extensão
.obex, que faça referencia ao aplicativo que apresenta o problema e em seguida
delete o arquivo.
- Android inferior a versão 4, vá até /data/app se você não encontrou um arquivo
com extensão .obex você pode tentar pelo caminho /data/data e deletar o arquivo
com extensão .obex que faz referência ao app que apresenta o erro. Todos citam o
Titanium Backup, o arquivo é com.keramidas.tutanium."
Acredito que a dica funcione em
alguns casos, não no meu. Eu nem sabia qual o aplicativo que estava dando
problema, nem ao menos sabia se era um aplicativo. O que eu sabia era que eu não
conseguia atualizar programas e muito menos instalar um outro. As telas abaixo
são do meu celular.
Foi quando achei em um fórum a
dica valiosa e a explicação do problema. O que ocorre é que alguns celulares
android possuem um aplicativo chamado SNS (Social Networking Service),
que armazena dados e algumas informações de fotos, vídeos, emails, etc. e que
por algum motivo (bug) acabam impossibilitando a instalação e atualização de
programas. Existem usuários que ainda reclamam de travamento dos seus aparelhos.
Eu segui a dica do amigo e resolvi
o meu problema. Espero que resolva o seu também!
Você pode seguir o passo a passo
pelo vídeo ou pelo texto abaixo.
O Android do meu celular é o
2.3.6, não posso afirmar que irá funcionar em outras versões mais antigas.
-
Acesse as configurações do
celular;
-
Entre em Aplicações;
-
Gerenciar aplicações;
-
Selecione na aba superior
Todos;
-
Procure SNS e acesse a pasta;
-
Clique em limpar dados e
aguarde.
Agora que você apagou os dados
tente atualizar ou instalar o seu programa. Comigo funcionou muito bem.
Nestas pesquisas acabei conhecendo
o programa
Link2SD que facilita a transferência de programas instalados no celular para
o cartão SD, uma mão na roda para conseguir espaço.
Boa sorte e até a próxima.
Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da
Adobe: