Embora tanto as câmeras de vídeo
como as câmeras DSLR tenham monitores acoplados, estes normalmente são pequenos
e na maioria das vezes não produzem uma imagem com qualidade suficiente, seja
pelo tamanho do monitor, seja pela qualidade de reprodução. Há também diversos
movimentos de câmeras que prejudicam a perfeita visualização nestes monitores,
sem falar na confiabilidade da cor e mais alguns recursos para a correta
configuração da imagem que é reproduzida no monitor.
A solução é partir para um monitor
de campo (field monitor). A ideia é simples, mas encontrar um monitor de campo
não é tarefa tão simples, você pode optar por modelos bem simples e que só vão
ampliar a sua imagem, mas notará que em algumas situações ampliar a imagem não
será a solução para conseguir fazer um foco correto.
Como não dispunha de muita grana,
no máximo US$ 250, parti para as pesquisas e rapidamente eliminei os monitores
que só ampliam a imagem, como o Lilliput de 7", os modelos da Marshall e da
SmallHD, infelizmente estavam fora das opções de compra devido ao custo. Foi
assim que encontrei o VL5 da Ikan, um monitor de 5" com uma boa qualidade de
imagem e alguns recursos para facilitar minha vida.
Características:
HDMI Input
Peaking (red)
DSLR Scaling -
Under Scan
Aspect Ratio Guides
Blue Gun
RGB adjustable
16:9 & 4:3 Aspect Ratios
Signal Input: 480i/p 576i/p 720p 1080i/p
Vídeo Inputs: HDMI
O que acompanha:
Adaptador AC 100-240V
Plate para bateria Sony, Canon ou Panasonic
Shoemount
Sun Visor
VL5 Monitor
E ainda existe o acessório opcional
Sun Hood (SHL5)
O VL5 só dispõe de conexão HDMI,
que aceita entrada 480i/p 576i/p 720p 1080i/p. Resolução real da tela é de
800X480 com um contrast ratio de 600:1. E opção de alterar as proporções 16:9 e
4:3 (Aspect Ratio). Há opção no setup de visualizar linhas guias.
Quando se compra o VL5, deve-se
escolher com qual bateria irá trabalhar, pois o adaptador de bateria será
adicionado no kit conforme sua opção. Os modelos disponíveis são para Sony série
L, Panasonic, Canon 900, bem como a Canon LP-E6. Como já tenho baterias Canon
LP-E6 optei por este modelo. Com uma bateria LP-E6 é possível conseguir umas 4
horas de duração. Minha única reclamação com o uso da bateria, é que o monitor
continuará a descarregar as baterias quando desligado. Assim, o melhor a fazer é
remover a bateria se houver um intervalo maior entre as gravações. Caso haja
disponível tomada de energia, o adaptador AC pode ser usado.
Como trabalho muito com HDDSRL, a
função DSLR Scaling é uma mão na roda. Entender o que é o problema com a escala
das Canon HDDSLR por exemplo, ajudará a apreciar este recurso. Existem
vários sites que explicam bem a Escala DSLR. Então, se você deseja uma
explicação completa sobre o assunto, uma simples busca no Google irá ajudá-lo.
A explicação breve e rápida é
esta: A saída da Canon DSLR é 3:2. E a maioria dos monitores de campo são 16:9
ou 4:3. O resultado disso é uma grande perda de espaço da tela. E para piorar a
situação a Canon colocou as informações do setup do lado de fora da imagem,
reduzindo ainda mais o espaço real quando exibidos em monitores externos.
Monitores que têm escala DSLR, são capazes de expandir a imagem para tirar
proveito de mais, se não todo o espaço da tela. Quanto maior a imagem está na
tela, melhor enquadramento, foco, etc.
Outra função indispensável é o
peaking. Peaking em uma câmera ou monitor é a capacidade de colocar um contorno
ao redor das imagens que estão em foco. Com peaking ativado no VL5, a imagem
ficará em preto e branco com um contorno vermelho onde o foco estiver correto.
Em câmeras com censor grande, aberturas baixas "profundidade de campo", ser
capaz de determinar exatamente o que está em foco pode ser difícil sem o uso de
peaking ou de cor falsa.
Como mencionei anteriormente, o
VL5 oferece alguns ajustes que são indispensáveis para uma visualização correta
do que a sua câmera vê. Um sistema de calibração de cores é muito importante. É
difícil produzir de forma confiável imagens quando seu monitor não está regulado
corretamente, isso impedirá a visualização das cores e exposição correta.
O VL5 também tem Blue Gun. Blue
Gun separa o canal azul de todas as outras cores, o que permite a configuração
adequada e calibração correta do monitor. A primeira ordem é calibrar o monitor
com o color bar SMPTE. Uma vez que o color bar SMPTE é exibido na tela do VL5, é
entrar no menu e ativar o Blue Gun. Agora, ajuste a imagem usando as
configurações de contraste, brilho, matiz e saturação encontrados no menu. O VL5
também pode ser ajustado com as definições de cor RGB no menu.
Realizei dois curtas metragens com
o VL5, e encontrei alguns pontos negativos. O primeiro deles é que o produto não
acompanha manual, e sim um simples “quick start”. Não acompanha o cabo HDMI e
por fim o "plate" da bateria é terrível para tirar e colocar a bateria, o que me
dá a impressão que se não houver cuidado irá quebrar, e por fim, o já mencionado
consumo de bateria continua mesmo quando o VL5 está desligado.
Caso você precise de um monitor de
campo e não esteja disposto a desembolsar o mínimo de US$ 600 por um monitor
mais completo o VL5 é uma ótima opção.
Assista ao vídeo e veja o VL5 em
ação.
Até a próxima.