O uso de chroma key nas produções cinematográficas, de comerciais e programas de TV estão cada dia
mais comuns, inclusive na web. Tão comum que filmes inteiros são rodados utilizando esta técnica. As técnicas mais comuns envolvem em
colocar o personagem contra uma tela azul ou verde e, em seguida,
substituir o fundo colorido por uma nova imagem. Este processo é um marco no cinema de efeitos
especiais e pode ser utilizados nos mais diversos segmentos.
Para ter sucesso com o chroma key, o mais importante não é o software utilizado na pós-produção, e
sim, a iluminação realizada na gravação.
A esquerda a imagem real, a direita a imagem sem o fundo verde.
Ao gravar utilizando chroma key, não se esqueça de desligar todas as configurações automáticas em sua
câmera. Isto significa que exposição, iris, balanço de branco, foco etc. serão controladas
manualmente, se qualquer uma dessas for deixada em automático as configurações de sua câmera serão
constantemente alteradas à medida que aconteça algum movimento na cena ou luz. Estas flutuações na
gravação irão tornar seu trabalho na pós-produção muito difícil ou até mesmo impossível.
Da esquerda para a direita: Kit dobrável com opção de dupla-face, o pano de
chroma verde e o pano de chroma dupla-face.
Você terá muitas opções na escolha de um pano de fundo para o chroma. Você pode simplesmente comprar
um tecido verde ou azul em uma loja ou pode comprar um kit em que o tecido está fixado em uma armação
flexível, o que oferece uma superfície sem rugas e sombras. Estes backgrounds (backdrops) podem ser
facilmente dobrados e transportados. Cenários com outros tecidos também são usados, mas podem exigir
mais atenção na iluminação para evitar rugas e sombras.
Kit backdrop dupla-face dobrável
As cores usadas em chroma key são as cores RGB: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).
Embora a cor verde e azul sejam as mais utilizadas, o fundo vermelho é usado quando realizamos um
chroma aonde ferro, alumínio, aço escovado são utilizados, por exemplo, um chroma com automóveis ou
máquinas. O verde talvez seja a cor mais comum mas o fundo azul ocupa um bom espaço em chroma também. Cada
fundo tem suas particularidades e recomendações, alguns preferem o azul para gravarem pessoas loiras
e o verde para negros. Independente das cor do fundo, obrigatoriamente não devemos ter no cenário
nenhuma cor igual a do fundo ou suas derivações.
A imagem com a troca do fundo.
O chroma key pode ser utilizado tanto em gravações em estúdio, ao ar livre,
ao vivo e em captação de imagens subaquáticas.
Aqui estão algumas dicas práticas para iluminar e fotografar um conjunto de chroma key:
- É essencial minimizar a variação de cores no fundo. Isso significa que você deve iluminar o fundo
uniformemente para evitar manchas. Uma iluminação difusa torna isso mais fácil.
- Certifique-se de manter o assunto no mínimo 2 metros do fundo, caso contrário você vai ter sombras e o reflexo da cor
do fundo na pessoa.
- Tente manter sua câmera o mais longe possível do fundo. É melhor aumentar a distância, mesmo que
seja necessário realizar algum corte de áreas em branco.
- Evite movimentos, faça somente tomadas paradas.
- Use profundidade de campo. Deixe o fundo um pouco desfocado, esta é uma maneira fácil de esconder
as rugas e costuras do fundo.
- Deixe em média 1 stop de diafragma entre o fundo e a frente feita em estúdio.
- Utilize um contra-luz (back-light) com cor quente ou gelatina magenta, isso
ajudará no recorte.
- Cuidado com as áreas de sombras.
Abaixo estão duas plantas com iluminação para chroma key feitas em estúdio
que foram utilizadas em algumas cenas que iluminei.
O Chroma Key sendo feito ao vivo, repare na imagem da direita que uma imagem de
praia foi adicionada substituindo o fundo verde.
No vídeo abaixo, você verá algumas cenas em chroma key e em seguida a mesma
cena com o fundo substituído. Na próxima vídeodica, vou mostrar como trabalhar
com o Sony Vegas Pro utilizando a opção de chroma key.
Até a próxima.
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