Dando continuidade ao assunto de backup que iniciei recentemente, hoje vamos falar sobre backup de emails.
Já coloquei aqui no BoaDica um artigo
sobre backup para quem usa o cliente de email
Outlook (Fazendo
Backup do seu Outlook) por um acaso na época era o que eu pessoalmente
usava, porém, já a algum tempo passei a utilizar o programa
Thunderbird da
Fundação Mozilla como programa de email, e para variar, temos que ficar atentos
com relação ao backup.
As razões que me levaram a migrar para o Thunderbird na época foi a
facilidade de utilizá-lo em dispositivos portáteis e a facilidade de realizar o
backup e migração de seu conteúdo.
Atualmente na versão 3.1.2 (na época da preparação deste artigo), é um
cliente de email bem completo, que tem atendido todas as minhas necessidades.
Até bem pouco tempo eu utilizava ele rodando diretamente à partir de meu
pen-drive, utilizando a
versão "portable" do programa. Realmente bem prático. Não
importava em que computador eu estava, bastava eu plugar meu pen-drive e rodava
o programa direto nele, sem instalar nada. Uma mão na roda e atendia bem às
minhas necessidades... mas... (tem sempre um mas), a quantidade de emails que eu
já tinha guardado no programa estava ficando muito grande (mais de 2GB), o que
causava alguma lentidão no acesso a eles quando o fazia diretamente do
pen-drive, e operações tipo condensar pastar demoravam muito.
Resolvi então rever, e começar a usar ele diretamente instalado no Windows.
Junto a essa decisão, veio o lançamento da nova
versão do programa, pensei então.. é a hora... vamos migrar de versão e passar a
usar ele direto no desktop. Mas como fazer isto de modo tranquilo?
Foi só dar uma procurada rápida e realmente o
Thunderbird é MUUUITO mais simples de tirar backup ou migrar. Todas as
informações estão debaixo de um mesmo diretório/profile, então, é uma simples
operação de "cópia de diretório".
Bom, vamos então ver como fazer o backup, e
como fazer o restore dos dados guardados no programa Thunderbird.
A estrutura que o Thunderbird utiliza para
guardar os dados do usuário é bem simples... aproveita o conceito de sistema de
arquivos e usa diretórios e arquivos.
Logo no início ele cria uma "profile" padrão,
em um endereço específico, e embaixo desta profile/diretório (o nome do
diretório é PROFILES), guarda os conteúdos das contas e dos emails.
No Windows (no caso, ver 7 home, portugues) esta informação
fica guardada no endereço: c:usuariosAppDataRoamingThunderbirdProfiles
Embaixo do diretório "profiles" temos as contas...
Já no Windows XP, você encontrará o diretório
da profile em: C:Documents and Settings(nome-do-usuario)Application
DataThunderbird
Desta forma, imaginem como funcionaria um
backup ou migração? Isso mesmo... basta copiar este diretório, e quando quiser
restaurar basta copiar de volta! Bem simples!
Assim, já aprendemos então como realizar um
backup do Thunderbird. Porém temos outras opções...
Algumas vezes queremos fazer cópia
SELETIVA do conteúdo do Thunderbird, ou seja, queremos copiar só as definições
de conta, só os emails ou só os filtros, enfim, por alguma razão específica
queremos fazer algo mais detalhado. Para isto uma das opções então seria a
utilização de um programa específico de backup do thunderbird. Um dos programas
que mais é usado para isto se chama o
MozBackup. O
programa tira backup não só do Thunderbird, mas também do Mozilla Firefox,
Mozilla Sunbird, Flock, SeaMonkey, Mozilla Suite, Spicebird, Songbird e
Netscape.
A instalação é bem simples:
Pronto! Bem simples!
Bom, após instalação, a sua utilização é alguns cliques:
Na tela seguinte ele irá mostrar as opções de
programas que ele suporta instalados (no "meu" caso abaixo versão desktop e
portable do mozilla)
Selecione o backup da profile inteira:
Será apresentada a opção de colocar uma senha
no arquivo de backup:
E por fim, será apresentada uma opção sobre "o
que" você deseja backupear do seu programa (no caso o thunderbird). Você pode
querr salvar só as extensões, ou só os emails... e por aí vai...
Para restaurar, basicamente são os mesmos
passos, porém, marcando a opção de RESTAURAR na tela inicial:
Como vemos o backup e a restauração é bem
simples, seja feito manualmente ou através do uso de programas (existem OUTROS
programas também além do MozBackup), e a melhor maneira de realizar este backup
é programando no seu Windows para realizar esta operação utilizando a ferramenta
de agendamento de tarefas (é motivo para novos artigos).
Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área
de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.
Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.
Procurando onde comprar seu equipamento como
HD, memória, etc? Veja
na Pesquisa de Preços BoaDica