Time-lapse é uma técnica muito usada em vídeo
na qual um evento é fotografado em determinado período de tempo.
Esta técnica não
é nenhuma novidade, mas de alguns anos para cá ganhou uma nova força,
principalmente pela facilidade que as câmeras digitais proporcionaram. Com os
lançamentos de câmeras tapeless (câmeras de vídeo que não usam fitas)
como Sony F350, PMW EX1, PMM EX3, Panasonic HVX200 e mais algumas, realizar um
time-lapse ficou fácil e econômico.
Pode-se gravar
um quadro de cada vez durante um longo período de tempo sem desperdício de
mídia, sem ter que capturar tudo depois para a ilha de edição, bastando clicar e
arrastar e uma capacidade de controlar todos os ajustes da sua câmera, que antes
era bem mais trabalhoso. O time-lapse agora é possível até para os menos
experientes.
Da direita para esquerda: Panasonic HVX200,
Sony PMW EX1, Sony PMW EX3 e Sony F350.
Tenho a
impressão que o mais recente boom desta moda aconteceu mesmo foi com a utilização de
câmeras fotográficas digitais, mais precisamente as DSLRs. Pois são mais
baratas que câmeras de vídeo, oferecem uma ótica de ótima qualidade e com a possibilidade de se
intercambiar lentes, o que abre novas possibilidades. Além da manipulação em
softwares de edição de fotografia, maior qualidade em pós-produção com o formato RAW, podendo chegar facilmente aos 4K de definição. FULL HD possui 1080 linhas
horizontais por 1920 verticais, já 4K possui 4096 linhas horizontais por 2160
verticais. Isso significa qualidade suficiente para cinema.
As DSLRs, da direita para esquerda: Nikon
D300/s, D700 e D3/s.
Os modelos da
Nikon D300/s, D700, D3/s já possuem esta função de fábrica. Nenhum modelo da
Canon possui esta função de fábrica, sendo necessário a compra de um acessório
chamado intervalometer ou Timer Remote Controller, que nada mais é
do que um controle remoto de tempo. O modelo para as câmeras Canon EOS 1v, 1v-HS,
3, 1D, 1Ds, 1D Mark II, 1D/1Ds Mark III, 5D/5D-Mark II, 7D, 10D, 20D, 30D, 40D,
50D, D30 & D60 é o TC-80N3. Para cada tipo de câmera existe um tipo de controle
correspondente. Além, é claro, dos modelos similares fabricados na China e que
funcionam perfeitamente e são bem mais baratos.
A esquerda
o modelo Canon Timer Remote Controller TC-80N3. A direita modelo similar chines.
Esses controles
permitem gravar um frame em intervalos de tempo que vão de 1 sec. até 99 horas,
59 min., 59 sec. dando a oportunidade ao fotografo de explorar uma gama de
possibilidades.
Neste artigo
vamos explicar como fazer um time-lapse utilizando um DSLR. Se você não
tem uma DSLR não fique triste, no próximo artigo vou explicar como realizar um
time-lapse utilizando uma digital compacta.
O que você vai precisar
Uma DSLR;
Um tripé ou uma base firme;
Um intervalometer, no caso da Canon o TC-80N3 ou similar (estou usando o similar);
Baterias carregadas ao máximo;
Cartões de memórias de grande capacidade.
Para este artigo
regulei a câmera para fotografar JPEG, mas o ideal seria trabalhar com RAW, para
ter mais opções de pós-produção.
O foco deve estar sempre no manual. Uma detalhe importante é colocar o tripé em um local que não
vibre, pontes e locais que passam veículos pesados sempre tem um vibração que
pode não ser o melhor para o seu vídeo.
O macete é
controlar a exposição e fazer alguns testes, verificar pelo histograma se tudo
está ok, pois depois de começar o time-lapse não se deve alterar as
configurações da câmera.
Se você vai usar
longas exposições deve observar o intervalor que quer que o próximo disparo
aconteça, pois se colocar um intervalo muito pequeno a câmera ainda estará
processando o disparo anterior.
No time-lapse
que fiz para ilustrar esta matéria, utilizei um intervalo de 2 segundos entre as
fotos e trabalhei com uma Canon 40D em Aperture Priority.
Depois de
descarregar as fotos no computador você poderá processá-las em uma infinidade de
programas de edição. Neste vídeo eu utilizei o
Quicktime Pro 7 para montar a sequência de fotos e o Vegas Pro 9 para aumentar a velocidade e
crop.
Para montar sua
sequência de fotos no
Quicktime Pro 7 vá em Arquivo, abrir sequência de imagens, clique na primeira
foto da sua sequência, escolha quantos frames por segundo deseja e clique em
Abrir.
As imagens
abaixo mostram todas as etapas para montar a sequência de fotos.
Após processar o
Quicktime Pro 7 abrirá a sequência, provavelmente em um tamanho enorme que não
caberá na sua tela, para resolver esse detalhe vá em visualizar e escolha
Ajustar à Tela.
Feito isso, é
hora de exportar o seu vídeo, mas antes alguns ajustes podem ser feitos.
Para exportar o seu vídeo vá em Arquivo e clique em Exportar.
Selecione o
local aonde quer salvar seu vídeo e o tipo de arquivo. Logo após clique no botão
Opções para ter acesso as configurações que o
Quicktime Pro 7 oferece (Figura 1 na imagem
abaixo). Em Definições de filmes (Figura 2)
temos as opções de Definições, Filtro e Tamanho. Em Definições (Figura
3) temos duas opções importantes: O tipo de compressão e a velocidade
dos fotogramas (fps), depois de configurarmos estas opções damos OK e podemos
aplicar algum filtro caso haja interesse. No vídeo deste artigo nenhum filtro
foi aplicado. Finalmente vamos para a nosso terceiro ajuste, a definição de
tamanho (Figura 4). Nosso time-lapse
foi feito em HD 1920 X 1080 16:9.
Abaixo a
Figura 4 em destaque com as opções de tamanho de
vídeo.
Agora só resta
clicar em Salvar para ter a nossa sequência de fotos transformada em vídeo.
Caso você queira fazer mais algum ajuste no vídeo, como aplicar
filtros, pan & crop ou alterar a velocidade do vídeo, basta utilizar
qualquer programa de edição de vídeo.
Assista ao vídeo para ver como ficou nosso time-lapse.
Divirta-se e até a próxima.
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