Com a chegada
da TV Digital, a explosão do Full HD, canais em High Definition e a invasão das
novas TVs de plasma, LCD e LED o mercado de vídeo e principalmente as opções de
compras de uma camcorder (filmadora digital) estão sofrendo uma grande renovação
e gerando uma grande confusão também.
Comparar e
analisar qual a camcorder ideal para o seu uso é a melhor dica antes da compra.
Neste artigo vamos mostrar o que deve ser observado
para auxiliar você na sua decisão, alguns tipos de câmeras e seus formatos de
gravação, ou pelo menos, tentar esclarecer a
confusão gerada pela enorme quantidade de siglas, as famosas "sopa de
letrinhas".
Se esta é a
sua primeira camcorder você precisa saber que, ao contrário da fotografia, o
vídeo depois de ser gravado, na maioria das vezes precisa ser editado.
Simplificando, a edição de um vídeo é tirar ou acrescentar algo, decidir quais
as cenas serão utilizadas para você contar a sua história.
Nesta fase da produção são inseridos efeitos
especiais, trilhas sonoras, legendas, etc.
E depois de tudo pronto, decidir como você distribuirá o seu vídeo, DVD, pela
internet em sites como o Youtube, enfim, depois de gravar o seu vídeo ainda
existe um bom caminho pela frente até que seu vídeo esteja pronto para exibição.
Se quiser algumas dicas de quais programas usar e como conectar sua câmera para
edição, visite a área de VídeoDica, clicando no
link http://www.boadica.com.br/dicas/VideoDica
É claro que
você pode ignorar a edição e conectar sua camcorder direto na TV, colocar a
família sentada e assistir o seu vídeo, mas nunca é a mesma coisa que assistir a
um vídeo com início, meio e fim, tudo organizado, com as legendas informando ao
espectador qual o nome de determinado local ou pessoa, ou até mesmo uma locução contando os locais por
onde você passou nas suas férias, sem aquelas imagens tremidas, pés e paredes
que estão ali, pois você deixou a câmera ligada. Bom, acho que você está
entendendo o meu ponto de vista.
Uma edição bem feita do seu vídeo o tornará
muito mais atrativo e interessante
Vamos dar uma
visão geral no que deve ser observado e depois apresentar algumas opções em
formatos.
Sensores:
Existem basicamente dois tipos de sensores
usados nas camcorders: CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) e
CCD (Charge-Coupled Device). Não vamos explicar cada um deles, deixemos
essa discussão fora do nosso artigo.
Os CMOS, antigamente eram usados nas câmeras
mais simples, hoje em dia, os CMOS evoluíram tanto e oferecem uma qualidade tão
boa, que estão sendo utilizados nas camcorders, pois consomem menos energia e
seu custo é menor na fabricação. Portanto, não se preocupe com o tipo de sensor.
O que você precisa é saber qual a função desse sensor.
CCD |
CMOS |
A luz que entra pela
lente da câmera, incide sobre um sensor de imagem, um CCD, ou CMOS. O sensor é
dividido em uma grade muito fina de elementos formadores de imagem, os
fotodiodos. São milhares destes pontos que são afetados pela intensidade da luz.
Cada fotodiodo converte a luz em um sinal elétrico. O conjunto dos sinais
elétricos formam a imagem. Quanto maior o sensor, mais fotodiodos cabem nele, e
conseqüentemente maior é a resolução e a qualidade da imagem. Resumindo, as
informações elétricas são convertidas para sinais digitais, de fotodiodos para
pixels, que é a menor unidade de imagem digital. As informações geradas, isto é,
as imagens e sons captados, são então gravados.
Existem camcorders com um ou três CCDs/CMOS.
Em uma camcorder com três CCDs, a
luz que entra é dividida em seus três componentes primários (vermelho, verde e
azul - RGB), e cada CCD processa cada um dos componentes (cores) em pixels. Isto
produz cores e imagens mais claras e vivas, especialmente em condições de pouca
luminosidade. Por outro lado, uma unidade com um único CCD usa um dispositivo
para processar o espectro de cores inteiro. Os modelos com três CCDs
são mais caros que os modelos com CCD único.
Também, verifique o tamanho do CCD. Geralmente, quanto maior o CCD, melhor a
qualidade das imagens gravadas. O mesmo vale para o número de pixels no CCD.
Quanto mais pixels, mais nítida a imagem. É importante verificar a contagem
efetiva de pixel, que é o número realmente usado no CCD, e não a contagem bruta
de pixels.
Zoom Óptico:
Normalmente as camcorders possuem dois tipos de
zoom: óptico e digital. O zoom óptico é o que permite aproximar e afastar o
objeto que está sendo filmado através da movimentação dos elementos ópticos da
lente. Isso altera a profundidade de campo da lente, e quanto maior o índice de
zoom óptico, melhor. Por outro lado, o zoom digital amplifica os pixels
reais produzidos pelo CCD. Não se deixe enganar
com zoom digital de 100X, 150X, etc, definitivamente nem olhe para isso na hora
da compra. O zoom digital funciona da seguinte maneira: a câmera pega uma parte
da imagem e amplia. Desta forma, quando aumentamos o zoom digital estamos na
verdade reduzindo a resolução, portanto, reduzindo também a qualidade da imagem.
Optical Image Stabilizer (OIS):
A estabilização de imagem é um
importante recurso em uma camcorder porque, a menos que a câmera seja colocada
em um tripé, as gravações invariavelmente sofrem com oscilações e solavancos. A
estabilização de imagem óptica é o padrão ideal, já que ela dispõe de um
projetor "flutuante" que fisicamente amortece a lente ou estrutura do prisma
para movimentos indesejados. A estabilização digital essencialmente recorta a
imagem removendo o conteúdo da margem para compensar a movimentação da câmera, o
que resulta em uma perda na resolução.
Lentes:
Para você saber o quanto sua câmera vai
"enxergar" ou, qual será o ângulo de cobertura da sua lente, vamos citar o
básico.
A sua câmera possui um botão de ZOOM; W (Wide-angle)
e T (Telephoto). Quanto mais Wide-angle, maior será o
ângulo de cobertura da sua lente, conseguentemente mais objetos caberão na
imagem.
Quanto mais Telephoto, menor será o angulo de cobertura da sua lente,
conseguentemente menos objetos caberão na imagem e mais próximos ficarão (zoom).
Essas informações da distância focal são sempre expressas em mm
(milímetros) da seguinte forma: 4.2-84mm. Significa que em W (Wide-angle) sua lente é 4.2 mm, e em T (Telephoto)
ela é 84 mm.
Para ilustrar e facilitar o entendimento, veja
as fotos abaixo e repare com quais lentes foram fotografadas.
Wide-angle |
Telephoto |
Lentes Conversoras:
Lentes conversoras são acessórios que ampliam os limites das
lentes nativas da câmera, ou seja, estendem sua capacidade de aproximar
objetos e pessoas (tele-converters) ou de abranger um ângulo maior de visão
(wide-converters). Encaixados geralmente na mesma rosca externa da objetiva
onde encaixam-se normalmente os filtros, os conversores podem ser a opção
quando se necessita esporadicamente de um zoom mais potente por exemplo.
Observe que algumas camcorders não possuem a rosca para a colocação de
filtros ou lentes, o que é uma desvantagem.
Opções de Input/Output:Algumas camcorders oferecem a possibilidade de acoplar microfones externos, o
que melhora a qualidade do áudio gravado caso você esteja gravando um depoimento
por exemplo. Os microfones embutidos nas camcorder melhoraram muito em relação
há alguns anos, mas ainda não são a melhor opção para quem quer gravar
entrevistas, depoimentos, etc. Normalmente, o microfone da filmadora capta o
ruído do ambiente ou sons indesejáveis do operador da câmera. As boas camcorder
oferecem controles de áudio manuais. Se isso é importante para você, procure
também por uma que ofereça entrada de headphone para que você possa monitorar o
áudio enquanto ele é gravado e fazer os ajustes necessários.
Todas as conexões são bem vindas em uma camcorder, algumas oferecem mais ou
menos tipos de conexões. As mais comuns no segmento amador são:
Composite Video: RCA
Analog Audio L/R: RCA
FireWire: IEEE-1394 4-Pin
USB 2.0
AV out
HDMI mini
Microphone: 3.5mm
Headphones: 3.5mm
LANC Terminal
Controles Manuais:
A maioria das filmadoras digitais de nível amador apresenta ajustes de
exposição pré-definidos, bem como foco automático. Quanto mais seriamente você
encarar sua "carreira" de cineasta, mais controles manuais você desejará na sua
camcorder para obter o máximo de controle de criação sobre seus vídeos. Os
modelos avançados oferecem recursos profissionais como controles manuais para
balanço de branco, abertura, velocidade do obturador, níveis de áudio e foco,
bem como a opção de lentes intercambiáveis e acessórios para microfone externo e
iluminador. Lembre-se de que uma filmadora digital cara, de última geração, não
o transformará instantaneamente em um cinegrafista profissional. Da mesma forma,
nas mãos de um operador de câmera talentoso que entende de iluminação e
exposição, uma camcorder de padrão médio proporcionará excelentes imagens de
vídeo. Quanto maiores as opções de ajustes manuais, melhor.
LCD Monitor e Viewfinder:
Você precisa ver o que vai gravar, isso pode
ser feito de duas maneiras nas camcorders, pelo viewfinder ou pelo
monitor de LCD. Algumas camcorders amadoras nem possuem mais o viewfinder,
e cada vez mais os visores de LCD estão maiores e com melhores definições.
O viewfinder é aquele visor que você
precisa colar a câmera no rosto e utilizar um olho para ver o que está filmando.
Cameramen profissionais utilizam o viewfinder, pois ele é mais fiel e não sofre
interferência da iluminação ambiente, o que pode prejudicar sua visualização.
além disso, o monitor de LCD consome mais bateria. prefira camcorders que
possuam as duas opções.
Até aqui estávamos descrevendo o
que deve ser analisado em todo tipo de camcorder. Agora, vamos explicar para o
usuário, o que cada modelo tem a oferecer, seus formatos e suas vantagens e
desvantagem.
Definição, Formatos e Recording Media:
Devemos lembrar que se tratando de
filmadoras existem dois padrões: NTSC e PAL. Aqui no Brasil utilizamos o NTSC.
Querendo entender mais visite uma outra Dica clicando no
link http://www.boadica.com.br/dica/646/padroes-e-sistemas-de-video-e-tv
Existem dois tipo de definições:
SD (Standard Definition) e HD (High Definition).
HD (High Definition) é o termo genérico que descreve
qualquer formato de vídeo que possua vertical
maior do que 480 linhas (definição válida para o padrão NTSC). A maior
qualidade de seu conteúdo só pode ser observada em aparelhos (TVs, monitores, etc...) de alta resolução. Quando exibidos em aparelhos convencionais não
apresentam diferenças tão perceptíveis em relação aos sistemas e formatos SD.
Enquanto em SD o aspecto da imagem tem a
proporção 4:3 (proporção entre largura e altura da imagem, respectivamente),
também representado por 1,33:1 (divisão de 4 por 3), em HD a proporção é 16:9
(da mesma forma, também 1,77:1), formato este conhecido como widescreen.
Existem basicamente dois tipos de resolução
para imagens HD:
720 x 1280 (imagem progressiva)
1080 x 1920 (imagem entrelaçada)
SD (Standard Definition) nome dado ao grupo de
formatos de vídeo e sistemas de transmissão de imagem cuja definição de
imagem (resolução horizontal / vertical) é convencional, como os tradicionais VHS, S-VHS, Mini-DV, DVCAM e outros.
Seu conteúdo pode ser exibido em aparelhos (TVs, monitores, etc...) comuns. O padrão de vídeo
digital, conhecido como DV (Mini-DV, Digital-8, DVCAM) do tipo NTSC por exemplo,
estabelece 720 x 480 pixels (largura x altura da imagem).
Formatos:
Digital-8 formato digital utilizado no segmento
consumidor. Desenvolvido pela Sony em 1999, utiliza o mesmo algoritmo de
compressão do formato DV,
porém gravando em fitas comuns do formato Hi8, disponibilizam
saída digital através da conexão FireWire.
Embora ainda existam algumas camcorders neste formato sendo comercializadas,
devem ser evitadas, pois são ultrapassadas.
DV formato digital utilizado no segmento
semi-profissional que utiliza fita. Foram criados 2 tamanhos de fitas para este
sistema: Mini-DV (66 x 48 x 12,2 mm) e Standard (ou Large DV) (125 x 78 x 14,6
mm) - para cada um, existem câmeras específicas, porém o padrão é o mesmo.
Câmeras que trabalham com o formato Standard geralmente também aceitam o formato
reduzido.
A imagem, após capturada pela câmera no formato
analógico RGB através do CCD, é convertida e digitalizada em uma primeira etapa
para o formato vídeo componentes . Na etapa seguinte o sinal obtido é comprimido
em uma proporção de cerca de 5:1 utilizando um conjunto de diferentes
algoritmos. A seguir, o sinal resultante comprimido é gravado na fita. A imagem
tem 720 x 480 pixels (345.600 pixels no total).
O cassete Mini DV, devido a suas dimensões
extremamente reduzidas, permite a fabricação de câmeras digitais com tamanhos
bastante reduzidos. O pequeno tamanho da fita no entanto não impede que uma
quantidade grande de dados sejam nela armazenados. Uma hora de gravação em DV
resultam em cerca de 13GB de informação, quando armazenado em um disco rígido de
microcomputador.
Este formato é largamente utilizado pela sua
praticidade, baixo custo e facilidade de se utilizar as fitas Mini DV, que são
baratas e de fácil transporte. Tem o inconveniente de gastar tempo real para a
captura para a ilha de edição, ou seja, se existe uma hora de gravação na fita,
serão necessários uma hora de captura.
DVD (DVD-CAM ) formato digital utilizado
no segmento consumidor. Utiliza discos ópticos dos tipos DVD-RAM, DVD-R ou
DVD-RW na versão 8cm de diâmetro para gravar um sinal comprimido através do
algoritmo MPEG2. O tempo de gravação padrão por disco é de 60 minutos (maior
qualidade) e 120 minutos (menor qualidade). A qualidade da imagem DVD-CAM
assemelha-se à do formato Mini-DV, no entanto, devido ao tipo de taxa de
compressão utilizada não é um formato voltado para edição.
A grande vantagem deste formato para o usuário
amador é que estes discos podem ser tocados em um aparelho de DVD de mesa,
depois de finalizados pela câmera. Por outro lado, os DVDs de 8cm não são
baratos e podem apresentar problemas de leitura e escrita durante a gravação.
HDV Este formato permite a gravação de
imagens com 720 linhas de resolução vertical , no modo progressive scan a 24, 30 ou 60 quadros/seg e de
1080 linhas de resolução vertical no modo interlaced também, a 24 ou 30qps. A imagem poderá ter 921.600 pixels (Padrão
HD1 - 1280 x 720) ou 1.555.200 pixels (Padrão HD2 - 1440 x 1080). Dependendo do
modelo da camcorder, pode utilizar fita mini-DV, Hard Disk ou cartões de memória
na gravação. Este formato é muito utilizado por amadores e profissionais, pois
oferecem imagens em alta definição a um baixo custo.
Acima duas camcorders HDV. Uso amador e
profissional.
AVCHD(Advanced Video Codec High Definition) formato digital
voltado para o segmento consumidor de HD, podendo competir
em qualidade de imagem com o formato HDV e suas câmeras
do mesmo segmento. Desenvolvido pela Sony e Panasonic para uso em vários tipos
de mídias, como cartões de memória, câmeras que utilizam discos ópticos
para gravação, hard disks e outros. Utiliza compressão
MPEG4 do tipo H.264 / AVC para armazenar
imagens HDV, tanto do tipo HD1 quando HD2. No caso da gravação em disco, as
imagens são gravadas em DVDs-Vídeo
comuns, do tipo 8cm de diâmetro, com excelente qualidade de áudio (Dolby Digital AC-3 ou Linear PCM). Este tipo de camcorder vem dominando o mercado
amador, por aliar alta qualidade de imagem em Full HD, baixo custo e a
não utilização de fitas (tapeless).
Uma grande vantagem quando se utiliza camcorder
tapeless, é que o transporte das imagens gravadas podem ser feitas em
poucos minutos para a ilha de edição, ao contrário de outros formatos, como o
DV.
Panasonic HDC-HS300 Full HD Camcorder. 120GB de
Hard disk, 15 horas de vídeo em full HD (AVCHD).
HDD (Hard Disk) formato digital
utilizado no segmento consumidor, criado pela JVC em 2004. Utiliza miniaturas de
discos rígidos (hard disk) para armazenar suas imagens, no formato MPEG2.
Posteriormente alguns formatos destinados ao mesmo segmento passaram também a
ter câmeras HDD, como os que gravam AVCHD por exemplo.
Estes são os formatos mais comuns no segmento
amador. Há ainda todos os formatos citados acima, na versão de câmeras de ombro,
que são ideais para a gravação de eventos, casamentos e reportagens.
É claro, que existem inúmeros outros formatos, mas que citá-los fugiriam ao nosso
propósito. Espero que estas informações o auxiliem na compra da sua camcorder ou
que pelo menos reduza a quantidade na sua lista, uma vez que são muitas as
opções existentes no mercado.
Boa filmagem e até a próxima.
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