No ultimo dia 8, a NVIDIA lançou oficialmente a sua nova geração de processadores gráficos (ou
GPUs), a família GeForce 4. Líder mundial em tecnologia e desenvolvimento de chips gráficos, a
NVIDIA possui atualmente quatorze chips em fabricação (um da primeira geração, o GeForce 256, cinco da segunda, os GF2 MX200,
MX400, GTS, PRO e Ti, três da terceira, os GF3, Ti 200 e Ti 500, e os 5 novos da quarta geração), dominando esmagadoramente o mercado
de placas de vídeo. Suas intenções em lançar uma completa linha de produtos, mesmo com os atuais modelos estando muito acima das
necessidades, é claramente nivelar e acabar com esta quantidade de processadores. Os preços das novas placas deixam isso bem evidente.
A GeForce 4 MX440, custa a mesma coisa que uma GeForce 3 Ti200 e a sua performance, fica muito pouco abaixo. Lembrem-se que com
menos de 1 mês de vida, os drivers ainda são, digamos, precários. Com o tempo a GF4 MX440 passará facilmente a GF3 Ti200.
Para entendermos um pouco mais desta nova geração de GPUs, vamos olhar as características
de cada um dos chips lançados pela Nvidia. A fabricante optou por manter a nomenclatura (ou categorias) utilizadas
nas 2ª e 3ª gerações de suas placas de vídeo, dividindo-as em 2 "grupos": A série Ti, que vem de Titanium e que começou com as
GeForce 3, para suas placas de melhor performance. São atualmente dois modelos de GPU, a GeForce4 Ti 4600 e
a Geforce4 Ti 4400. E a serie MX, que popularizou a GeForce ao redor do mundo, com seu preço atrativo e sua performance
satisfatória, na maioria dos casos.
|
GeForce4
Ti 4600
(NV25) |
GeForce4
Ti 4400
(NV25) |
GeForce4
MX 460
(NV17) |
GeForce4
MX 440
(NV17) |
GeForce4
MX 420
(NV17) |
Triângulos
por segundo: |
136 milhões |
125 milhões |
38 milhões |
34 milhões |
31 milhões |
Operações por segundo: |
4.8 bilhões
(AA habilitado) |
4.4 bilhões
(AA habilitado) |
--- |
--- |
--- |
Fill
Rate (pixels por segundo): |
4.8 bilhões |
4.4 bilhões |
1.2 bilhões |
1.1 bilhões |
1 bilhão |
Velocidade
de Clock: |
300 MHz |
275 MHz |
300 MHz |
270 MHz |
250 MHz |
Largura
de banda da memória: |
10.4 GB por segundo |
8.8 GB por segundo |
8.8 GB por segundo |
6.4 GB por segundo |
2.7 GB por segundo |
Velocidade
de memória: |
650 MHz
DDR |
550 MHz
DDR |
500 MHz
DDR |
400 MHz
DDR |
166 MHz |
Memória
Máxima: |
128 MB DDR SDRAM |
128 MB DDR SDRAM |
64 MB DDR SDRAM |
64 MB DDR SDRAM |
64 MB SDRAM |
Vamos dar uma visão "panorâmica" dos novos recursos que a família GeForce 4 MX (NV17) oferece
para aqueles que querem o máximo de performance e realismo:
Lightspeed Memory Architecture
Trata-se de um conjunto de novas tecnologias que são usadas para melhorar a eficiência com a qual o processador
reenderiza os pixels. Esse conjunto inclui: Crossbar Memory Controller, Quad Cache, LossLess Z compression, Visibility
Subsystem: Z occlusion Culling, Auto Pre-charge e Fast Z Clear.
Crossbar Memory Controller
Este recurso não é nenhuma novidade, uma vez que já era utilizado nas GF3 e nas próprias GF4 Ti. A novidade
é o fato de estar equipando também a família MX. Embora seja a mesma tecnologia utilizada na linha Ti, a Crossbar
Memory das MX conta com metade dos controladores desta série, ou seja, apenas 2. Mesmo assim sua performance em relação
aos sistemas convencionais de controle de memória passa os 100%. Rapidamente, este recurso permite acessar dados na memória
que sejam menores que 256 bits. Os controladores convencionais precisam acessar 256 bits de dados, mesmo quando apenas
64 ou menos são requeridos.
Quad Cache (LMA II)
Como o nome sugere, o Quad cache é um
sistema de 4 caches independentes com funções específicas e que são capazes de trabalhar em realmente impressionantes.
Cada cache é responsável por um determinado tipo de dados, e pode diminuir o numero de bytes para textura de 32
para 8, reduzindo assim o uso da banda da memória em até 4 vezes.
LossLess Z compression
O Buffer Z e responsável pelas informações
de visibilidade e profundidade dos pixels que acabaram de ser
renderizados. Com o uso das novas engines de
compressão e descompressão do LMA II, o uso da banda da memória é reduzido em 4 vezes, tornando o processo
muito mais rápido.
Visibility Subsystem: Z occlusion Culling
Esta nova tecnologia
basicamente é o processo pelo qual a GPU determina se o pixel a ser
renderizado será visível ou não. Em caso
afirmativo, este pixel passa a frente dos outros. Este recurso gera uma economia de 50 a 100% no uso da banda
da memória.
Auto Pre-charge
Outro problema
com a atual tecnologia de memória, é que cada vez que a GPU deseja usar um uma área diferente da memória, ela
precisa dizer para memória fechar o banco atual e abrir um novo onde os dados estão contidos ou serão inscritos. Este
processo leva até 10 clocks de memória para ser concluído. Multiplique isso por alguns bilhões de acessos
à memória e você verá que precioso tempo esta desperdiçado. O Auto Pré-charge tem a capacidade de informar a
memória áreas que não estão em uso, mas poderão ser usadas muito brevemente. Este recurso diminui o tempo perdido
em 2 ou 3 clocks, dependendo do fabricante da memória.
Fast Z Clear
Este recurso diminui em até 10% o tempo gasto para
limpar o Buffer Z.
Accuview antialising
Trata-se de uma versão melhorada do método
de amostras da NVIDIA, juntamente com o uso do filtro Anisotropic. O método de amostras é o processo pelo qual
a GPU utiliza múltiplas amostras para calcular a coloração final dos pixels.
Nesta figura
o antigo método de amostras, que obtinha exemplos do centro e do canto do pixel. O ponto 2, por estar muito distante do
centro do texel, tem um probabilidade de erro muito grande.
Na figura do lado direito, o novo método, que obtém ambas as amostras
próximas do centro, atingindo melhores resultados. |
A NVIDIA conta com uma infinidade de parceiros e fabricantes ávidos por produzir
placas que levem os seus chips. Menos de três semanas após o lançamento, já podemos encontrar mais de 8 fabricantes e quase
40 modelos de placas. Veja algumas fotos e familiarize-se com os fabricantes.
ASUS
LEADTEK
GAINWARD
PROLINK PIXELVIEW
ABIT
MSI
INNO
PALIT DAYTONA
ASUS, MSI e ABIT - Rivais também no mercado multimídia.
A ASUS, atualmente a maior fabricantes de
placas-mãe do mundo, a MSI, outra tailandesa
que vem crescendo e ganhando um espaço cada vez maior, e a ABIT, travam uma belíssima batalha que agora vai alem do mercado de
placas-mãe e se estende ao mercado de Placas de Vídeo de alta performance, antes dominado principalmente pela ASUS.
A MSI (Micro Star International), conhecida por suas boas e bonitas
placas-mãe vermelhas, há tempos
vem se aventurando no mercado de placas de Vídeo de alta performance e, definitivamente, não esta para brincadeiras. Uma
das primeiras fabricantes a disponibilizar placas com as novas GPU Geforce 4, (a primeira foi a VisionTek, apenas algumas
horas depois da NVIDIA ter oficialmente lançado seus chips) a MSI possui 5 modelos, baseados em cada um dos cinco chips
lançados pela NVIDIA. Seu principal atrativo não esta no preço, embora este seja menor do que o da suas concorrentes, mas sim
nos Drivers desenvolvidos. Com a variedade atual de plataformas (Win95/98/Me; WinNT 4.0/2000;
WinXP; Linux Red Hat; Mandrake
e tantos outros) uma boa equipe de programadores é fundamental para se tirar o melhor desempenho dos recursos de cada
placa, independente do sistema operacional utilizado. Estes são os modelos comercializados pela MSI:
MSI 8872 - GeForce 4 Ti 4600 VTD
MSI 8871 - GeForce 4 Ti 4400 VTD
MSI 8863 - GeForce 4 MX 460 VT
MSI 8861 - GeForce 4 MX 440 T
MSI 8860 - GeForce 4 MX 420 T
A ASUS já havia despertado para o mercado de placas de
vídeo há bastante tempo, desde a família TNT2, e desde então, suas placas de vídeo pegaram uma carona na boa
imagem da empresa, construída graças as suas placas-mãe de alta confiabilidade. Contudo, suas placas de vídeo nunca
estiveram acima da concorrência e sua vantagem estava apenas na marca ASUS. Seus drivers não possuem nenhum atrativo
e são até deficiente. Em alguns casos, usuários do Win XP tem problemas em rodar seus jogos utilizando os drivers da ASUS
em seus sistemas. Problemas à parte, seus modelos são:
ASUS V8460 - GeForce 4 Ti 4600
ASUS V8440 - GeForce 4 Ti 4400
ASUS V8170 PRO - GeForce 4 MX 460
ASUS V8170 DDR - GeForce 4 MX 440
ASUS V8170 SE - GeForce 4 MX 420
Das 3 marcas a ABIT é com certeza a que possui a menor fatia do bolo, mas nem
por isso quer ficar de fora deste mercado bilionário. Sua placa, a SILURO, é bem aceita no mercado norte-americano e
conta com a simpatia de um público fiel. Atualmente, a ABIT disponibiliza apenas dois modelos de placas, ambos equipados
como GF4 MX 460.
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